NOSSA PRIMEIRA EQUIPE OFICIAL DE FUTEBOL

Desde 1970, quando a Sede de Campo passou a ser freqüentada, dois esportes se sobressaíram. O futebol, nos campos que existiam (amador e mirim) e saltos ornamentais.

Pelos destacados esportistas que praticavam essas modalidades, os diretores da época, cientes do sucesso que o clube obteria com formações oficiais para representa-lo, imediatamente tomaram medidas para forma-las. Assim, foram escolhidos pelos praticantes de ambas, pelo que representavam neste departamentos, os associados, Adelino Antonio “Nino” Baldo, para o futebol amador e Raul Hein, para saltos.

Face ao bom número de talentosos futebolistas que o quadro associativo apresentava, inclusive de ex profissionais de equipes campineiras, como Antonio C. Signorélli, José Roberto Barreto, Nelson Juncke Júnior, Mauro Campos e outros, em razão de que as competições inter clubes promovidas pela Associação dos Clubes de Campinas e Região -Apesec- rigorosamente não permitiam participação desses atletas, nem dos que houvessem disputado campeonatos ou torneios promovidos pela Liga Campineira de Futebol nos últimos três anos, o coordenador geral de esportes, Adelino A. Nino Baldo deliberou, pela formação de duas equipes, uma para representar o clube nas disputas promovidas pela dita entidade, e outra, contando com os valores mencionados e muitos outros, que se destacavam disputando campeonatos da Liga, para se exibir em partidas amadoras amistosas.

A formação dessas equipes resultou num grande sucesso, pois nos campeonatos organizados pela Apesec, reunindo os clubes sociais desportivos de Campinas, o CULTURA foi vice-campeão em 1973, e campeão invicto em 1974, e em 1975, enquanto que a equipe principal e amadora, ao longo de seis anos, disputou 154 jogos, perdendo apenas 11 deles. Foi tanto o destaque de nossa principal equipe de futebol na época, que era constantemente convidada para participar de festivais e torneios, além de efetuar jogos de inauguração e reinauguração de vários campos contra equipes de entidades congêneres, como ocorreu com o Concórdia, com a Sociedade Hípica, com a AABB, com o Clube dos Agrônomos e outros.

EQUIPES IMPORTANTES DO CLUBE

A saudosa foto de julho de 1972, apresenta os componentes da primeira equipe considerada oficial do clube. Nela aparecem, (da esquerda para a direita), em pé: o coordenador técnico Nino Baldo, José Carlos Nista Mendes, Amadeu Nucci Filho, Antonio José Leite Canto, Éolo Marques Pagnani, “capitão”, Paulo Baraldi Duarte e José Ricardo Moreno; em baixo: Antonio Carlos Pinto, Luciano Limolli Júnior, José Roberto Parra, José Roberto Castanho e Wagner Raffi Júnior. Norton Sérgio De Cillo Chegure, Benedito Machado e os irmãos Caio e Cristiano Teixeira Mendes também participaram desta equipe, mas infelizmente não apareceram na foto.

Éolo Marques, Antonio Carlos Pinto e José R. Parra deixaram nosso quadro social.